,!--BING Your SEO optimized title-->

Quando acende uma luz no painel de seu carro de forma intermitente, ou seja, acende e não apaga mais, ou, percebe que começa acender e apagar, fique alerta, pois é hora de levar o quanto antes numa oficina de reparos!

Todo carro precisa de uma manutenção ou revisão periódica para preservar e prolongar a vida útil do motor, da parte elétrica entre outros componentes.

Mesmo assim, o carro é uma máquina que pode sofrer avarias inesperadas, e o principal sintoma de que algo não anda bem no veículo é a luz que acende no painel, por isso, é necessário identificar qual a parte que está com problema para informar o mecânico.

Este artigo é para ajudar a conhecer as principais luzes que podem existir no painel do carro e as funções de cada uma, claro, que devido à existência de inúmeros modelos de veículos, nem todas as sinalizações serão iguais, na dúvida, basta ler no manual do proprietário.

As sinalizações mostradas acima, cada uma tem a explicação correspondente logo abaixo. Confira:

1-Quando acende, é a luz de temperatura alta

Significa que o motor está superaquecido e portanto, deve parar de imediato. Não se arrisque a continuar andando, senão o motor trava e vai parar de vez. O procedimento a ser adotado é chamar um guincho para levar o carro até uma oficina mecânica.

2-Quando acende, é problema de injeção eletrônica

Significa que o carro pode consumir mais combustível que o normal, e provocar o aumento da emissão de gases poluentes fazendo o carro parar de vez. O procedimento a ser adotado, é o mesmo.

3-Quando acende, é a luz de pressão do óleo do motor

Significa que o motor está sem óleo, pois, não verificou o nível do óleo, ou, pode ter acontecido um vazamento, e o motor pode fundir. O procedimento a ser adotado, é o mesmo.

 

4-Quando acende, é a luz alta dos faróis que estão ligados. Fique atento, pois, em vias onde há iluminação pública é proibido transitar com a luz alta dos faróis.

5-  Quando acendeportas-abertas, é porque tem alguma porta aberta no carro.

Nesse caso é bom verificar antes de sair com o veículo, para evitar que aconteça um acidente.

6-Quando acende, significa que está com a seta ligada do veículo indicando que está para fazer uma curva, ou, mudar de faixa de rodagem.

Preste atenção, pois deve ficar ligada somente até completar o percurso, depois deve apagar para não confundir outros motoristas.

7-Quando acende, é porque a luz do farol de neblina está ligado, e é apenas recomendado quando tem neblina. Pois pode prejudicar o campo de visão do motorista que vem em sentido contrário.

8-Quando acende, pode ter dois significados:

*Quando o carro está estacionado, indica que o freio de mão foi puxado;

*Caso o carro está em movimento e a luz acender, indica que o reservatório de óleo de freio está baixo, e pode afetar no momento da freada.É importante parar num posto de combustível ou ir numa mecânica para completar o óleo.

9-Quando acende, significa que a bateria pode estar com problema de carga, ou até no alternador, o dispositivo responsável em carregar a bateria e fornecer energia para o veículo com o motor ligado.

No caso de estar com o veículo em movimento e perceber que esta luz acendeu, pode ser que a bateria não está sendo carregada, assim, pode afetar toda a parte elétrica. Chame um guincho que poderá dar uma carga na bateria, para garantir a volta para casa, eletricista ou até um mecânico.

11-Quando acende abs, significa que o ABS pode estar com problemas, podendo resultar em uma condição fatal caso aconteça um acidente grave . É recomendado levar para o mecânico verificação do mesmo.

12-Quando fica constantemente acesa , significa que atingiu o nível de gasolina reserva e é necessário o abastecimento do veículo. O melhor é sempre prevenir e evitar de andar na reserva,por que pode prejudicar o motor com sujeiras depositadas no fundo do tanque.

13-Quando a luz fica acesa , significa que o carro tem algum problema, só que não identifica qual é o tipo. O recomendado é levar ao mecânico o quanto antes.

14-Quando esta luz permanece acesa , significa que a transmissão automática ou a injeção eletrônica em carros automáticos está com algum defeito . A melhor opção ligar para o seu mecânico ou mecânica de confiança.

15-Quando fica acesa , significa que o veículo esta com uma lâmpada queimada. Lembre-se faça a troca urgente porque além de diminuir a visibilidade no escuro, a sua como  a do outro também gera multa.

16-Quando acende, significa que o carro está com algum problema no sistema elétrico, como não é um problema mecânico, recomenda-se  levar ao eletricista de confiança.

17-Quando acende , significa que um dos passageiros não colocou o cinto de segurança obrigatório, inclusive nos bancos traseiros.

18-Quando acende significa que pode haver problema com o Airbag. Para sua segurança e dos outros recomenda-se levar na concessionária ou uma empresa autorizada,

19- Quando acende essa luz , significa que o problema está no Airbag lateral. Procedimento igual ao item 18.

20-Quando acesa, significa que os pneus precisam de calibragem. Aconselhável que se leve ao posto para a calibragem dos pneus, caso não saiba quantas libras solicite informação ao frentista.

21-Quando acende ,Significa que o desembaçador do para-brisas está ligado. Lembre-se de desligar quando não for mais necessário o seu uso.

22-Quando aceso, indica que o desembaçador traseiro está ligado.

23- Quando acesa ,significa que o Overdrive no câmbio automático está ligado, usado para ajudar na velocidade e economia do combustível.

24- Quando acesa ,significa que a cadeirinha do bebê não está instalada de forma correta. Para os pais de plantão, fique mais atento a essa sinalização.

25- Quando acesa ,significa que a tração integral, 4x4 está ativada.

26-Significa que o esguicho do para-brisa está em funcionamento.

27-Quando acesa ,significa que está com problemas no fluído de freio, e pode não frear de maneira adequada. Procedimento é levar o carro ao mecânico.

28-Quando acesa ,significa que o piloto automático está ativado.

29-Quando acesa ,significa que as travas de segurança nas portas traseiras estão acionadas, isso, evita que as crianças sentadas atrás abram a porta do carro.

Para que todas essas dicas e informações possam ser utilizadas, mantenha a manutenção preventiva em dia, buscando profissionais de autoelétricas. Assim você cuida do seu veículo e ele cuida de você.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.