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As férias de Julho de final de ano foram-se, mas, as férias de final de ano não demoram a chegar, e o que fazer com o carro que passa mais tempo na garagem do que andando? Tem como confiar nele e colocar na estrada?

O bom é não correr riscos desnecessários! Previna-se fazendo manutenção preventiva, antes das férias chegarem!

Veja quais são os itens que merecem atenção por parte do motorista:

 

 Pneus:

Previna-se fazendo manutenção preventiva, antes das férias, como a calibragem nos pneus e no estepe. No caso de notar vibrações, ou, direção puxando, é preciso procurar um Auto Center para fazer o alinhamento e o balanceamento também.

Combustível e lubrificantes

O ideal é sempre abastecer em postos de bandeiras conhecidas, procure não deixar o mesmo combustível parado no tanque por muito tempo, senão, cria detritos no fundo;

Radiador 

Quando o radiador superaquece, pode até rachar, além de danificar outras peças. Na manutenção preventiva, antes das férias, verifique também a válvula termostática, do radiador, da sistema d’água, da ventoinha, os marcadores de temperatura do painel, e previna-se trocando o líquido de arrefecimento do motor;

Filtro de ar, óleo e combustível

O óleo também fica velho. Sempre que trocar, precisa substituir também o filtro de ar, senão, o lubrificante pode ser deteriorado rapidamente;

Suspensão

Esta é a parte onde a estabilidade do veículo pode ser comprometida durante a viagem. Previna-se fazendo manutenção preventiva inclusive nas molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais.

Correia Dentada

A correia dentada deve ser substituída a cada 50 mil km, mas, fazendo manutenção preventiva, antes das férias, previna-se fazendo já a partir dos 20 mil km, assim, evita o aparecimento de problemas futuros.

Limpador de para-brisas

As borrachas das palhetas tendem a ficar endurecidas, devido à falta de chuva e do sabão na lavagem do carro. Antes de viajar troque-as. Cheque também as hastes.

Sistema Elétrico, Velas e Cabos 

A parte elétrica deve ter manutenção preventiva também, Não esqueça dos faróis, bateria, motor de partida, alternador, e todas as lâmpadas e fusíveis. As velas devem ser substituídas de preferência a cada 10 mil km e os cabos a cada 50 mil km.

 

Falhas nestas partes, pode ser sinônimo de carro parado no meio da estrada! Previna-se, antes das férias!