,!--BING Your SEO optimized title-->

Segurança nas Oficinas e Concessionárias

Todos os dias centenas de pessoas circulam pelas oficinas em busca de consertos para os veículos, sem imaginar, que para a Oficina ou a Concessionária ter êxito nos serviços oferecidos, além de excelência em atendimento aos clientes, antes de tudo, deve haver segurança em todos os setores, envolvendo a todos os funcionários desde o encarregado da limpeza até o mecânico mais conceituado.

uniformes

Obrigatoriedade no uso de Equipamentos de Segurança(EPI)

É previsto em lei que o ambiente de trabalho nas Oficinas ou Concessionárias ofereçam antes de mais nada, segurança aos empregados, através do uso de equipamentos de segurança, os quais devem ser fornecidos pelo empregador ou pelo dono do estabelecimento comercial.  É um investimento necessário que através da segurança transmitida aos funcionários, ganha-se com na qualidade de trabalho.

 

Respaldo Necessário ao Empregador

De acordo com a Norma Regulamentadora 6, conforme portaria nº 3.214 de 1978, do Ministério do Trabalho, a empresa deve fornecer aos empregados de Oficinas ou Concessionárias, todos os equipamentos   necessários a segurança, mediante assinatura de recebimento do empregado, afim do empregador ser isento de responsabilidades em futuras causas trabalhistas, caso venham a surgir.

 

O uso Correto do EPI

A importância do uso correto do EPI pelos funcionários deve ser abordado através de palestras e se necessário de treinamentos, mostrando a eficiência e a segurança que cada equipamento oferece.

Outro item importante para o empregador, é que os equipamentos devem ter C.A. (Certificação de Aprovação) garantindo que houve aprovação pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

luvas

Omissão no uso de EPI pelo Funcionário

Como é previsto em Lei a obrigatoriedade do fornecimento do EPI pelo patrão, e do uso pelo empregado, a empresa pode reservar o direito de advertir o funcionário pela falta de uso do EPI, ou, de punições de acordo com as normas internas estabelecidas.

Dica para Uso do EPI

É interessante fixar não só no quadro de avisos, como em todos os setores, o lembrete do uso correto e obrigatório dos EPI’s, como também das penalidades que podem ser aplicadas.

 

Equipamentos de Segurança

Os EPI’s mais utilizados são as luvas, óculos de proteção, protetores auriculares, máscaras, aventais, botas com biqueira de aço, além de outros mais específicos de acordo com o setor em que o funcionário trabalhar. Para maior segurança em todos os setores, os extintores de incêndio devem ser vistoriados periodicamente e com fácil acesso, além de manter a disposição uma brigada de incêndio.