,!--BING Your SEO optimized title-->

O carro movido a hidrogênio está saindo das histórias futurísticas para se tornar uma realidade, e o interessante seria que essa tecnologia, pode deixar o meio ambiente mais saudável longe da poluição causada pelo Co² dos automóveis, isso, sem falar que é do tipo renovável!

Embora essa tecnologia venha sendo estudada desde os meados dos anos 60 e foi alvo entre várias montadoras instaladas pelo mundo, é a Toyota que acaba de anunciar o 1 º carro movido a célula de hidrogênio o qual será produzido em grande escala em Motomachi, na cidade de Toyota, Japão.

O nome do carro é Mirai, que na língua japonesa significa “futuro”. Serão fabricados apenas 700 unidades por ano, 3 por dia, e a ideia de produção é que até 2017 atinja a 3 mil unidades, as vendas acontecem primeiramente no Japão e nos Estados Unidos.

Outros carros movidos a hidrogênio já são fabricados pela Honda e a Hyundai, mas, a promessa é que o carro da Toyota, o Mirai, será o primeiro a ter a venda aberta ao público.

 

Entenda como funciona o carro movido a hidrogênio

Na verdade existem duas formas de usar o hidrogênio em veículos automotores:

  • A maneira antiga seria a convencional utilizada em motores a combustão, do mesmo jeito feito em carros movidos a gás natural, e funciona com o hidrogênio que vai para a câmara de combustão e é queimado junto com o ar movendo os pistões.
  • A outra maneira mais moderna é utilizar o hidrogênio como célula combustível em veículos elétricos.

A vantagem do carro movido a hidrogênio com a tecnologia mais moderna, é a performance apresentada que acaba sendo o dobro do motor a combustão, além de não emitir nenhum tipo de  poluente, já que o escapamento libera apenas água para o meio ambiente!

O hidrogênio quando utilizado como célula combustível, permite que os veículos tenham maior autonomia e eficiência energética, isso porque o hidrogênio ao combinar com o oxigênio do ar, produz água e eletricidade, igual a uma bateria, só que em vez de recarregar com eletricidade, coloca-se mais hidrogênio para que a reação química possa continuar, assim, essa eletricidade é liberada pela célula e armazenada numa bateria convencional que alimenta o motor elétrico e move o veículo.

O diferencial sobre a utilização do hidrogênio como célula combustível, é a facilidade que os países têm na produção, enquanto o petróleo não!

E como a preocupação atual é criar um combustível que não prejudique mais a camada de ozônio, o carro movido a hidrogênio é bem-vindo!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.